Tecnologia como um diferencial competitivo

Convenhamos: a tecnologia deixou a vida atual muito mais prática e eficiente. O comportamento da sociedade (e, consequentemente, de consumidores) é ter tudo a poucos cliques de distância, com atendimento ágil e, de preferência, sem precisar falar ao telefone ouvindo músicas de espera. A tecnologia permite que essa preferência seja rotina, facilitando o dia-a-dia de todos nós.

 

Entender esse contexto e dinamismo é fundamental para a sobrevivência de negócios. Afinal, por que oferecer serviços nos quais o consumidor não tem mais interesse? Pense bem: faz sentido vender aqueles mapas em papel gigantes para levar em uma viagem de carro ou a pessoa vai preferir um aplicativo, que até fala as orientações e condições de trânsito, para usar no celular? É uma resposta bem óbvia. A tecnologia está profundamente inserida no nosso cotidiano. 

 

Ao mesmo tempo, trabalhar com inovação requer atenção não apenas no que está acontecendo agora, mas nas tendências que ainda estão por vir. Ser pioneiro sempre foi um diferencial no mercado. Hoje em dia, ser inovador transmite, não apenas a imagem de que, sim, sua marca está ligada ao que está acontecendo, mas que mais praticidade será oferecida ao consumidor.

 

Esse ciclo reforça, ainda, que seus negócios estão interessados em solucionar as dores dos clientes. “Querem mais automação? Aqui está”. “Preferem aplicativo a versão mobile de site? Nós desenvolvemos”. Resolver o problema do seu público é começar o processo de encantamento dele, cujo melhor retorno é a fidelização.

 

Oferecer tecnologia e inovação é um diferencial competitivo, porque traz, exatamente, o que o consumidor mais busca: autonomia. Uma análise da Croma Marketing Solutions apontou que , até 2023, 60,4% dos brasileiros pretendem realizar compras através de autoatendimento. É só pensar, por exemplo: você prefere ir até ao banco realizar um pagamento ou fazer isso via celular, sem sair de casa e com mais segurança? 

 

Outra vantagem que os recursos tecnológicos oferecem é a oportunidade da empresa agir mais rápida e assertivamente. Com sistemas de ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) ou CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), por exemplo, é possível obter e analisar métricas que resultem em melhor produtividade e conversão de vendas.


Ainda usando sistemas ERP como exemplo de diferencial, um software com essa finalidade permite alocação mais eficiente de recursos. Por meio do acompanhamento de ponta a ponta e da percepção oferecida por um ERP, você pode fornecer uma melhor interação com o seu público, desde o marketing direcionado até o atendimento e finalização da compra. 


Assim como todas as grandes transformações anteriores (eletricidade, por exemplo), a tecnologia veio para ser incorporada pela sociedade. Não acompanhar essa onda é ficar preso ao passado enquanto todo o mundo anda para frente. 

Uma das maiores lições no mundo empresarial não é “em time que está vencendo não se mexe”, mas, sim, “vence o time que se adaptar”. Pensar fora da caixa e trazer essas funcionalidades tecnológicas tanto para o time quanto para o consumidor final é estar inserido nas atualidade do mercado. Afinal, se o mercado competitivo é uma corrida, de nada adianta ficar parado no tempo, não é?

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